Título: | PARA APRENDER E SE ENCANTAR: UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NO ENSINO DA BOTÂNICA | ||||||||||||
Autor(es): |
MARIANA HENRIQUES SANTANA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIANA REIS DE BRITO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 27/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66822@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66822@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66822 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Por ser um dos temas negligenciados, abordado de forma desconexa da realidade dos alunos e sem métodos que difiram das clássicas aulas expositivas, o Ensino da Botânica no país é alvo de certa preocupação, sendo apontada a necessidade de melhora na área. As práticas pedagógicas, como por exemplo as oficinas pedagógicas, surgem como possibilidade de rompimento desse paradigma para o ensino em sala de aula, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo do presente trabalho foi elaborar e apresentar uma oficina pedagógica sobre monocotledôneas e eudicotiledôneas para auxiliar no Ensino da Botânica no Ensino Médio. A oficina foi elaborada por meio de três atividades principais que envolvem a temática de monocotiledôneas e eudicotiledôneas, abordada de diversas maneiras por meio de diferentes propostas práticas. Dessa forma, a partir do desenvolvimento do presente trabalho, a oficina pedagógica foi pensada, projetada e elaborada com o intuito de potencializar o saber botânico e ao mesmo tempo criar condições de aprendizagem que diferem do método tradicional em que os estudantes vivenciam no cotidiano escolar.
|
|||||||||||||
|