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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O JOGO PASSA OU REPASSA DO CORPO HUMANO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
Autor(es): MARIANA ARAUJO CRESPO MARQUES
Colaborador(es): THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 27/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66821@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66821@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66821
Resumo:
A forma de ensino mais comum até hoje é a através da abordagem tradicional. Essa abordagem tradicional trata do conhecimento humano possuindo caráter cumulativo, que deve ser adquirido pelo indivíduo pela transmissão dos conhecimentos a serem realizados nas instituições escolares. Nesse sentido, é extremamente importante se pensar e criar novas técnicas para estimular e motivar os alunos no ensino e aprendizagem, trabalhando a criatividade, socialização e vivência dos conteúdos. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo a criação de um jogo de perguntas e respostas com base no jogo passa ou repassa com a abordagem de sistemas do corpo humano na disciplina de Ciências. Espera-se que o jogo seja usado como ferramenta complementar de aprendizagem para alunos do ensino fundamental. O uso de jogos de perguntas e respostas têm apresentado eficácia como recurso pedagógico no processo de aprendizagem, principalmente em conteúdo considerados complexos e densos, como os sistemas do corpo humano. Dessa forma, a aplicação de jogos didáticos devem ser ações e atitudes incorporadas no ambiente escolar para que haja a facilitação dos conteúdos, motivação e dinamismo no aprendizado dos alunos.
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