Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: NÃO É MICO: UMA PROPOSTA DE JOGO ONLINE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COM ÊNFASE EM SAGUIS (CALLITHRIX SP.) DA MATA ATLÂNTICA DO RIO DE JANEIRO
Autor(es): JULIA DE SANTANA NUNES
Colaborador(es): VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - Orientador
Catalogação: 24/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66812@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66812@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66812
Resumo:
Este trabalho trata do desenvolvimento de dois recursos pedagógicos para serem aplicados de forma lúdica no Ensino de Ciências e Biologia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Num primeiro momento, foram apresentadas as três espécies do gênero Callithrix que estão presentes no Município do Rio de Janeiro. Em seguida, foi descrita a relevância da Educação Ambiental tanto para a sensibilização da população em relação à conservação desta espécie de animal, quanto sua importância no ambiente escolar, uma vez que desenvolver estratégias pedagógicas neste contexto garante maior aproximação do aluno com os animais, impulsiona a motivação e leva a uma aprendizagem com mais significado. E por último, foi criado um jogo online de tabuleiro para ser aplicado nos Anos Finais do Ensino Fundamental de forma lúdica, pois busca-se um ensino que seja significativo e traga benefícios que desenvolvam condutas socioambientais importantes como conservação e preservação de espécies da fauna e da flora. Além disso, foi elaborada uma cartilha com o propósito de orientar e auxiliar o corpo docente na aplicação deste jogo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF