Título: | NÃO É MICO: UMA PROPOSTA DE JOGO ONLINE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COM ÊNFASE EM SAGUIS (CALLITHRIX SP.) DA MATA ATLÂNTICA DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
JULIA DE SANTANA NUNES |
||||||||||||
Colaborador(es): |
VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 24/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66812@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66812@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66812 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho trata do desenvolvimento de dois recursos pedagógicos para serem
aplicados de forma lúdica no Ensino de Ciências e Biologia nos Anos Finais do Ensino
Fundamental. Num primeiro momento, foram apresentadas as três espécies do gênero
Callithrix que estão presentes no Município do Rio de Janeiro. Em seguida, foi descrita a
relevância da Educação Ambiental tanto para a sensibilização da população em relação à
conservação desta espécie de animal, quanto sua importância no ambiente escolar, uma
vez que desenvolver estratégias pedagógicas neste contexto garante maior aproximação
do aluno com os animais, impulsiona a motivação e leva a uma aprendizagem com mais
significado. E por último, foi criado um jogo online de tabuleiro para ser aplicado nos
Anos Finais do Ensino Fundamental de forma lúdica, pois busca-se um ensino que seja
significativo e traga benefícios que desenvolvam condutas socioambientais importantes
como conservação e preservação de espécies da fauna e da flora. Além disso, foi
elaborada uma cartilha com o propósito de orientar e auxiliar o corpo docente na aplicação
deste jogo.
|
|||||||||||||
|