Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: JUSTIÇA AMBIENTAL E RACISMO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autor(es): JEFFERSON BRITO DE SOUZA
Colaborador(es): VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - Orientador
Catalogação: 24/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66811
Resumo:
O presente trabalho faz uma discussão a respeito da definição de meio ambiente tentando aplicar a concepção sobre o termo incluindo nela aspectos sociais, culturais e políticos. Nesse percurso traz à tona dois outros conceitos complementares à noção de meio ambiente, que são: justiça ambiental e racismo ambiental. Este trabalho de monografia faz uma revisão teórica sobre esses dois termos e apresenta o histórico de construção desses conceitos em âmbito nacional e internacional e as implicações que essas noções têm para o campo da biologia. Na sequência, o trabalho discute a pertinência de inclusão desses conceitos no Ensino de Ciências e de Biologia, sobretudo para alunos de comunidades periféricas do Rio de Janeiro. Para elucidar essa discussão, o estudo aqui apresentado elabora uma proposta de trabalho, pautada em oficinas pedagógicas, tendo como público-alvo alunos do 9º ano do Ensino fundamental, que varia de idade 14 a 17 anos de idade, tanto de escolas públicas quanto privadas, das localidades da Zona Sul e de áreas periféricas do Rio de Janeiro. A conclusão do trabalho mostra a imensa possibilidade que um trabalho com oficinas pedagógicas abre para o ensino de temas tão complexos como os conceitos de justiça ambiental e racismo ambiental. A oficina construída no desenvolvimento dessa monografia coloca os alunos como sujeitos do seu processo de aprendizagem dos conceitos e os faz pensar a realidade encontrada no ambiente de suas comunidades. Além disso os convoca a pensar maneiras de enfrentamento das injustiças ambientais presentes no seu cotidiano.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF