Título: | JUSTIÇA AMBIENTAL E RACISMO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA | ||||||||||||
Autor(es): |
JEFFERSON BRITO DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - Orientador |
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Catalogação: | 24/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66811@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66811 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho faz uma discussão a respeito da definição de meio ambiente
tentando aplicar a concepção sobre o termo incluindo nela aspectos sociais, culturais e
políticos. Nesse percurso traz à tona dois outros conceitos complementares à noção de
meio ambiente, que são: justiça ambiental e racismo ambiental. Este trabalho de
monografia faz uma revisão teórica sobre esses dois termos e apresenta o histórico de
construção desses conceitos em âmbito nacional e internacional e as implicações que
essas noções têm para o campo da biologia.
Na sequência, o trabalho discute a pertinência de inclusão desses conceitos no
Ensino de Ciências e de Biologia, sobretudo para alunos de comunidades periféricas do
Rio de Janeiro. Para elucidar essa discussão, o estudo aqui apresentado elabora uma
proposta de trabalho, pautada em oficinas pedagógicas, tendo como público-alvo alunos
do 9º ano do Ensino fundamental, que varia de idade 14 a 17 anos de idade, tanto de
escolas públicas quanto privadas, das localidades da Zona Sul e de áreas periféricas do
Rio de Janeiro.
A conclusão do trabalho mostra a imensa possibilidade que um trabalho com
oficinas pedagógicas abre para o ensino de temas tão complexos como os conceitos de
justiça ambiental e racismo ambiental. A oficina construída no desenvolvimento dessa
monografia coloca os alunos como sujeitos do seu processo de aprendizagem dos
conceitos e os faz pensar a realidade encontrada no ambiente de suas comunidades. Além
disso os convoca a pensar maneiras de enfrentamento das injustiças ambientais presentes
no seu cotidiano.
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