Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS SURDOS NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor(es): IVANNA SOUZA TENORIO
Colaborador(es): THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 24/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66810@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66810@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66810
Resumo:
No Brasil, os direitos das pessoas com deficiência são garantidos pela Constituição Federal de 1988. A partir do final do século XX, as escolas passaram por uma reiteração do espaço democrático, promovendo a inclusão, que passou a receber mais atenção com a Declaração de Salamanca e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Os surdos são pessoas que possuem algum déficit de audição, e que possuem uma identidade, cultura, história e língua próprias. A educação de surdos no Brasil teve início no período Imperial, e nesse mesmo período foi inaugurado o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) que utiliza a língua de sinais. A Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é considerada a segunda língua oficial brasileira desde 2002, entretanto, considerável parte da população não tem conhecimento dela, inclusive os professores, o que pode comprometer o momento de ensino-aprendizagem nas escolas. No caso de Ciências e Biologia, a quantidade de sinais para os termos científicos é escassa, e tanto os professores quanto os intérpretes ficam em um impasse para promover o conhecimento do estudante surdo. Partindo desse desafio, o presente trabalho visou listar e analisar as estratégias pedagógicas utilizadas por docentes para o ensino de Ciências e Biologia na educação dos surdos no Brasil. Para fins desta análise foram feitas buscas em portais e periódicos o que resultou na seleção de 20 artigos, com base nos critérios estabelecidos para atingir os objetivos dessa pesquisa. Os resultados mostraram que práticas pedagógicas que promovam o uso do sentido da visão, criação de sinais biológicos junto aos alunos surdos, atividades que utilizem da língua portuguesa escrita aliada à LIBRAS e metodologias que utilizem o sociointeracionismo conduzem a construção do conhecimento científico dos surdos já que promovem à inclusão na sociedade, aumentam o interesse desses alunos em estudar e diminui o índice de defasagem escolar. Desse modo, é preciso que a singularidade linguística dos estudantes surdos seja considerada, e as práticas pedagógicas reavaliadas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF