Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: JOGO DIDÁTICO: PROPOSTA DE JOGO DE TABULEIRO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO
Autor(es): ISABELA BOMFIM DA SILVA
Colaborador(es): THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 24/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66808@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66808@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66808
Resumo:
O ensino de ciências aborda diversos assuntos, desde a estruturação de uma célula à importância de se preservar uma espécie, e o modo que ela interfere no meio ambiente. Porém, os conteúdos de ciências muitas vezes são abordados de modo distante da realidade dos alunos. Um dos objetivos das aulas de ciências é mostrar que o ser humano está diretamente ligado à natureza, e que suas ações podem impactar todo o meio ambiente, seja positiva ou negativamente. Visando novas alternativas de facilitação no processo de aprendizagem dos alunos, os jogos didáticos vêm ocupando um espaço importante nas salas de aula, proporcionando a metodologia ativa, na qual propõe que o aluno participe e desenvolva diversas habilidades socioemocionais e cognitivas. No estudo da preservação da biodiversidade, é preciso oferecer novas alternativas de aprendizagem voltadas para a valorização de espécies que desempenham um papel essencial para a sobrevivência do planeta e que desenvolvam a consciência individual sobre a preservação das mesmas. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático intitulado de “Tabuleiro das Abelhas” para turmas do 9º ano do ensino fundamental acerca da importância da preservação das abelhas nativas sem ferrão. O jogo foi baseado em jogos educativos de tabuleiro e adaptado com cartas de vantagens(cartas verdes), de desvantagens(cartas vermelhas), peões e dados. O objetivo do jogo é que os alunos possam percorrer toda a trajetória da flor até a colmeia, simulando as vantagens e desvantagens que as abelhas enfrentam em seu trajeto comum e em áreas próximas do convívio humano. Também foi desenvolvido um plano de aula para os professores que utilizarem o jogo como parte de suas atividades.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF