Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: GUIA DO EDUCADOR PARA O DOCUMENTÁRIO SUPER SIZE ME (A DIETA DO PALHAÇO)
Autor(es): GABRIELA NASCIMENTO OLIVEIRA
Colaborador(es): THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 16/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66751@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66751@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66751
Resumo:
Atualmente, o Brasil encontra-se em uma transição nutricional de caráter singular. Há a evolução da desnutrição, a presença das anemias carenciais e o aumento da obesidade assim como as doenças agravadas por ela. Além do sobrepeso, há a subnutrição e a fome oculta e apesar do seu declínio, a desnutrição ainda é visível no déficit de crescimento e desenvolvimento, na escassez de alimentos e nas práticas inadequadas de alimentação. A educação alimentar e nutricional (EAN) visa promover a formação de hábitos alimentares mais saudáveis de forma voluntária e autônoma no indivíduo. Nesse sentido, ações educativas voltadas para a educação nutricional na infância são importantes para a conscientização, o incentivo e a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis com mudanças em longo prazo na vida adulta. Assim, diferentes estratégias didáticas pedagógicas são utilizadas no processo de ensino-aprendizagem como os guias do educador, os quais partem da exibição de filmes. Logo, o objetivo desse trabalho é desenvolver um material didático para que o professor de ensino fundamental trabalhe nutrição, hábitos alimentares e a integração dos sistemas digestório, circulatório e respiratório nas aulas de ciências. O guia parte da exibição do documentário “A dieta do Palhaço” e é composto por cinco momentos. O momento um é a exibição do documentário que relata a experiência vivenciada pelo diretor Morgan Spurlock em 2004. O momento dois parte de um roteiro com questões baseadas em cenas do documentário para debater com a turma a ocorrência de distúrbios nutricionais entre crianças e adolescentes e analisar seus hábitos alimentares. O momento três é a pesquisa em grupos sobre os sistemas do corpo responsáveis pela digestão com a produção final de um mapa mental. O momento quatro é o jogo O meu cardápio, no qual os alunos organizam um cardápio baseado em: informações nutricionais dos alimentos em fichas, no entendimento da pirâmide alimentar e nos grupos alimentares que a compõe, de alguns conteúdos básicos e nas suas necessidades individuais. Por fim, o momento cinco é um fechamento do guia a partir da escrita de uma resenha crítica sobre o documentário e as atividades do guia. A participação de outras disciplinas como língua portuguesa e/ou inglês possibilitam o auxílio da produção textual e a interdisciplinaridade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF