Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A PRODUÇÃO DE EXSICATAS PARA O ENSINO DA BOTÂNICA: UM GUIA DIDÁTICO E INCLUSIVO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(es): EDUARDA SANTOS EMERICK LIMA
Colaborador(es): JOAO PAULO SANTOS CONDACK - Orientador
Catalogação: 16/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66747@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66747@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66747
Resumo:
Este trabalho, trata da produção de um guia didático para professores do ensino fundamental II utilizarem em sala de aula para melhorar o ensino de botânica. É um trabalho que propõe o uso de exsicatas reduzidas ao tamanho de uma folha de papel A4, facilitando assim o seu transporte e armazenamento por parte dos professores. Para construir este material, foi preparado um guia no qual consta o passo a passo, para o professor montar a sua própria coleção com finalidades didáticas. Para o presente estudo, algumas características foram escolhidas na hora da seleção das amostras a serem coletadas com a finalidade de diferenciar os três grandes grupos de vegetais vasculares como são abordados no ensino fundamental. As exsicatas também podem ser utilizadas para abordar outros conteúdos. Espera-se que com este trabalho, que a utilização do guia proposto possa ajudar o professor a tornar suas aulas mais dinâmicas e instigantes para os alunos. Pressupõe-se que ao aprender botânica com exemplos reais de plantas que fazem parte do cotidiano dos estudantes, as aulas seriam mais prazerosas e o professor possa atiçar a curiosidade dos alunos, diminuindo assim a propagação da cegueira botânica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF