Título: | O ENSINO DE BIOLOGIA NO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO SEJA-MAIS | ||||||||||||
Autor(es): |
BEATRIZ FERNANDES BRAGA SANTOS |
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Colaborador(es): |
BRUNO CUNHA VAIRO - Orientador |
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Catalogação: | 16/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66744@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66744@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66744 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A demanda pelo ensino superior por pessoas de baixa renda aumentou no mesmo período em que há uma valorização da educação privada em detrimento da educação pública. Isso dificultou ainda mais o acesso dessas pessoas aos cursos superiores. Como resposta a esse distanciamento, surgiu um movimento de criação de cursos pré-vestibulares populares, sendo o Seja-Mais um deles. O grupo de professores é composto, em grande parte, por alunos dos cursos oferecidos pela PUC-Rio, onde funciona. Para além da democratização do ensino superior, o Seja-Mais atua na formação de seus professores voluntários. Tendo em vista o papel do Seja-Mais na formação de seus professores, o presente trabalho tem como objetivo geral promover uma reflexão sobre a prática de ensino de Biologia no pré-vestibular Seja-Mais nos anos de 2018 e 2019, tendo como foco as metodologias usadas em sala. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, feita a partir de entrevistas conduzidas através da plataforma Formulários Google, que continha o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram entrevistados os 5 professores de Biologia e 8 alunos dos anos de 2018 e 2019. O trabalho buscou argumentar como o uso de metodologias pedagógicas, como as metodologias ativas de ensino, podem ser usadas em cursos pré-vestibulares nas aulas de Biologia. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o uso de metodologias ativas de ensino em cursos pré-vestibulares é possível, mas elas devem ser bem planejadas e acompanhadas das metodologias tradicionais. Além disso, comprovou-se que a variação nas metodologias usadas em sala aumenta o engajamento dos alunos e proporcionam uma aprendizagem mais significativa nas aulas de Biologia.
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