Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PELO MAR DAS CAGARRAS: JOGO DIDÁTICO SOBRE BENTOS E NÉCTONS DO MONUMENTO NATURAL DO ARQUIPÉLAGO DAS ILHAS CAGARRAS
Autor(es): ANA PAULA DE ASSIS GOMES
Colaborador(es): LELIS ANTONIO CARLOS JUNIOR - Orientador
Catalogação: 15/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66734@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66734@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66734
Resumo:
O ensino de Biologia trata de diversos conteúdos importantes para a formação do cidadão e seu entendimento sobre o mundo em que vive. Entretanto, alguns conhecimentos são abstratos e visam somente a memorização de conceitos e processos, como o ensino da diversidade dos seres vivos. As metodologias em que o aluno é apenas um ouvinte dentro de sala de aula, sem interagir com a classe e o professor, o torna passivo no seu próprio processo de aprendizagem. De forma alternativa, o jogo didático é uma metodologia ativa e lúdica que faz com que o aluno participe e desenvolva diversas habilidades e competências socioemocionais e cognitivas. No estudo da diversidade biológica, é importante que o conhecimento seja ressignificado aos ambientes que cercam o aluno. O Rio de Janeiro possui muitos ambientes e belezas naturais, então, é preciso que os organismos estudados sejam, se possível, relacionados à esses locais, como o Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), unidade de conservação localizada a 5 km da Praia de Ipanema, RJ. Assim, este trabalho tem o objetivo de elaborar um jogo didático para turmas 2 ano do Ensino Médio intitulado de Pelo mar das Cagarras sobre biodiversidade marinha bentônica e nectônica presente no MONA Cagarras. O jogo é baseado no Jogo do Mico e possui adaptações, como as cartas do tipo desafio com questões sobre ecologia, características corporais, evolução e impactos ambientais. Também foi desenvolvido um plano de aula destinado aos professores para a aplicação do jogo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF