Título: | PELO MAR DAS CAGARRAS: JOGO DIDÁTICO SOBRE BENTOS E NÉCTONS DO MONUMENTO NATURAL DO ARQUIPÉLAGO DAS ILHAS CAGARRAS | ||||||||||||
Autor(es): |
ANA PAULA DE ASSIS GOMES |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LELIS ANTONIO CARLOS JUNIOR - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 15/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66734@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66734@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66734 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O ensino de Biologia trata de diversos conteúdos importantes para a formação do cidadão e
seu entendimento sobre o mundo em que vive. Entretanto, alguns conhecimentos são
abstratos e visam somente a memorização de conceitos e processos, como o ensino da
diversidade dos seres vivos. As metodologias em que o aluno é apenas um ouvinte dentro
de sala de aula, sem interagir com a classe e o professor, o torna passivo no seu próprio
processo de aprendizagem. De forma alternativa, o jogo didático é uma metodologia ativa e
lúdica que faz com que o aluno participe e desenvolva diversas habilidades e competências
socioemocionais e cognitivas. No estudo da diversidade biológica, é importante que o
conhecimento seja ressignificado aos ambientes que cercam o aluno. O Rio de Janeiro
possui muitos ambientes e belezas naturais, então, é preciso que os organismos estudados
sejam, se possível, relacionados à esses locais, como o Monumento Natural do Arquipélago
das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), unidade de conservação localizada a 5 km da Praia
de Ipanema, RJ. Assim, este trabalho tem o objetivo de elaborar um jogo didático para
turmas 2 ano do Ensino Médio intitulado de Pelo mar das Cagarras sobre biodiversidade
marinha bentônica e nectônica presente no MONA Cagarras. O jogo é baseado no Jogo do
Mico e possui adaptações, como as cartas do tipo desafio com questões sobre ecologia,
características corporais, evolução e impactos ambientais. Também foi desenvolvido um
plano de aula destinado aos professores para a aplicação do jogo.
|
|||||||||||||
|