Título: | CARTILHA SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II | ||||||||||||
Autor(es): |
ANA PAULA BELLOT VITA |
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Colaborador(es): |
MARINA SANTIAGO DE MELLO SOUZA - Orientador |
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Catalogação: | 15/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66733@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66733 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A educação sexual é uma área que mescla saberes biológicos e sociais. Apesar
do reconhecimento da amplitude da área por materiais governamentais tais como
os Parâmetros Nacionais Curriculares, tal temática é reservada,
majoritariamente, para professor de Ciências e Biologia. A Base Nacional
Comum Curricular reserva o tópico para os anos finais do ensino fundamental,
agrupadas no 8 ano. Essa reserva, entretanto, gera desconforto e dificuldade dos
professores de Ciências ao tratarem desse assunto em sala. Diante deste cenário,
a cartilha denominada Desenrolando a educação sexual: Uma cartilha para
educadores de Ciências do 8 ano do ensino fundamental foi desenvolvida
como material de apoio para professores de Ciências do 8 ano do ensino
fundamental. O material estruturou-se a partir de levantamento bibliográfico,
seleção do público-alvo e por fim, a seleção dos temas. Consta na cartilha
diversos conteúdos que visam expandir o leque do professor, com sugestões de
atividades e temas. Espera-se que seu conteúdo aumente a confiança do
professor de ciências diante da dificuldade do ensino, amplie o caráter
interdisciplinar e integre a comunidade escolar diante do tema.
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