Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CARTILHA SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(es): ANA PAULA BELLOT VITA
Colaborador(es): MARINA SANTIAGO DE MELLO SOUZA - Orientador
Catalogação: 15/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66733@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66733
Resumo:
A educação sexual é uma área que mescla saberes biológicos e sociais. Apesar do reconhecimento da amplitude da área por materiais governamentais tais como os Parâmetros Nacionais Curriculares, tal temática é reservada, majoritariamente, para professor de Ciências e Biologia. A Base Nacional Comum Curricular reserva o tópico para os anos finais do ensino fundamental, agrupadas no 8 ano. Essa reserva, entretanto, gera desconforto e dificuldade dos professores de Ciências ao tratarem desse assunto em sala. Diante deste cenário, a cartilha denominada Desenrolando a educação sexual: Uma cartilha para educadores de Ciências do 8 ano do ensino fundamental foi desenvolvida como material de apoio para professores de Ciências do 8 ano do ensino fundamental. O material estruturou-se a partir de levantamento bibliográfico, seleção do público-alvo e por fim, a seleção dos temas. Consta na cartilha diversos conteúdos que visam expandir o leque do professor, com sugestões de atividades e temas. Espera-se que seu conteúdo aumente a confiança do professor de ciências diante da dificuldade do ensino, amplie o caráter interdisciplinar e integre a comunidade escolar diante do tema.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF