Título: | PIQUE-PEGA (MATA ATLÂNTICA): UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA | ||||||||||||
Autor(es): |
ANA BEATRIZ NORONHA VIANNA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIANA REIS DE BRITO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 15/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66728@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66728@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66728 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Muitos alunos, além de se perguntarem da importância em aprender Ciências e
Biologia, apresentam também dificuldade na compreensão dos conceitos e processos
biológicos, considerados complexos e abstratos. O uso do jogo na educação pode ser
utilizado como meio para proporcionar maior socialização dos conhecimentos prévios e
para a construção de conhecimentos novos e mais elaborados. Alé disso, é capaz de
tornar o ambiente motivador para os alunos, o que é necessário para a maximização de
potenciais, os mantendo por mais tempo concentrados na atividade que está sendo
realizada. Sendo assim, com a intenção de contribuir com o ensino-aprendizagem, foi
criado o jogo didático PIQUE-PEGA: MATA ATLÂNTICA, para alunos a partir do primeiro
ano do Ensino Médio. O jogo busca provocar reflexões sobre a importância da
conservação do meio ambiente, envolvendo o bioma Mata Atlântica e suas espécies
ameaçadas de extinção. Os temas recorrentes do ensino de Ciências e Biologia presentes
no jogo são: (i) bioma Mata Atlântica; (ii) mecanismos de manutenção da vida; (iii)
transformações e transferências de energia; (iv) classificação dos animais de acordo com
suas dietas alimentares; (v) extinção; (vi) relação interespecífica de competição; (vii)
conservação do meio ambiente e; (viii) endemismo. Espera-se que, com a sua aplicação,
os alunos se aproximem das questões ambientais e se tornem pessoas mais conscientes
com o meio ambiente, se familiarizando também com o universo da ciência e da
linguagem científica.
|
|||||||||||||
|