Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PIQUE-PEGA (MATA ATLÂNTICA): UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autor(es): ANA BEATRIZ NORONHA VIANNA
Colaborador(es): MARIANA REIS DE BRITO - Orientador
Catalogação: 15/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66728@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66728@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66728
Resumo:
Muitos alunos, além de se perguntarem da importância em aprender Ciências e Biologia, apresentam também dificuldade na compreensão dos conceitos e processos biológicos, considerados complexos e abstratos. O uso do jogo na educação pode ser utilizado como meio para proporcionar maior socialização dos conhecimentos prévios e para a construção de conhecimentos novos e mais elaborados. Alé disso, é capaz de tornar o ambiente motivador para os alunos, o que é necessário para a maximização de potenciais, os mantendo por mais tempo concentrados na atividade que está sendo realizada. Sendo assim, com a intenção de contribuir com o ensino-aprendizagem, foi criado o jogo didático PIQUE-PEGA: MATA ATLÂNTICA, para alunos a partir do primeiro ano do Ensino Médio. O jogo busca provocar reflexões sobre a importância da conservação do meio ambiente, envolvendo o bioma Mata Atlântica e suas espécies ameaçadas de extinção. Os temas recorrentes do ensino de Ciências e Biologia presentes no jogo são: (i) bioma Mata Atlântica; (ii) mecanismos de manutenção da vida; (iii) transformações e transferências de energia; (iv) classificação dos animais de acordo com suas dietas alimentares; (v) extinção; (vi) relação interespecífica de competição; (vii) conservação do meio ambiente e; (viii) endemismo. Espera-se que, com a sua aplicação, os alunos se aproximem das questões ambientais e se tornem pessoas mais conscientes com o meio ambiente, se familiarizando também com o universo da ciência e da linguagem científica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF