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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS E AVANÇOS PARA CEGOS, SURDOS E AUTISTAS
Autor(es): RAQUEL DIAS BASTOS
Colaborador(es): LUCIANA BORGERTH VIAL CORREA - Orientador
Catalogação: 20/MAR/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66264@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66264
Resumo:
Esta Dissertação tem como objetivo enfatizar a importância da inclusão educacional, compreendendo-a como necessária para a fundamentação dos princípios de igualdade, equidade e diversidade, buscando eliminar barreiras físicas, pedagógicas, atitudinais e sociais que possam excluir ou discriminar grupos marginalizados. Em diálogo com a História Social e da Educação, a presente pesquisa buscou compreender e analisar a trajetória histórico educacional de surdos, cegos e autistas dentro do território brasileiro, tendo como objetivo a maneira como a inclusão educacional desses grupos se desenvolveu ao longo dos anos, destacando os desafios, avanços e os marcos legais que contribuíram para a construção da realidade que encontra-se hoje no país, valorizando suas histórias e lutas. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica que perpassa por diversos períodos históricos do Brasil e busca a presença de ações, pessoas, instituições e leis que estiveram ligadas, especificamente, à educação desses grupos. Esse processo, que tem relação não apenas com a História, mas também com a Educação e com a experiência social, permite uma valorização das comunidades surdas, cegas e autistas e uma compreensão que fuja da generalização atual. A pesquisa permitiu, assim, verificar que devido a falta de registros históricos, a diversidade de experiências, a falta de diálogos interdisciplinares e, principalmente, o descaso dos governos e da sociedade, o acesso à educação de qualidade foi muitas vezes negado a esses grupos. Concluindo que, por não serem adotadas práticas pedagógicas adequadas, implementações de adaptações curriculares e a falta de profissionais adequados e capacitados geraram ambientes escolares pouco acolhedores e nada inclusivos.
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