Título: | UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE OS DESAFIOS E AVANÇOS PARA CEGOS, SURDOS E AUTISTAS | ||||||||||||
Autor(es): |
RAQUEL DIAS BASTOS |
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Colaborador(es): |
LUCIANA BORGERTH VIAL CORREA - Orientador |
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Catalogação: | 20/MAR/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66264@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66264 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta Dissertação tem como objetivo enfatizar a importância da inclusão educacional,
compreendendo-a como necessária para a fundamentação dos princípios de igualdade,
equidade e diversidade, buscando eliminar barreiras físicas, pedagógicas, atitudinais e sociais
que possam excluir ou discriminar grupos marginalizados.
Em diálogo com a História Social e da Educação, a presente pesquisa buscou
compreender e analisar a trajetória histórico educacional de surdos, cegos e autistas dentro do
território brasileiro, tendo como objetivo a maneira como a inclusão educacional desses
grupos se desenvolveu ao longo dos anos, destacando os desafios, avanços e os marcos legais
que contribuíram para a construção da realidade que encontra-se hoje no país, valorizando
suas histórias e lutas.
Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica que perpassa por diversos períodos
históricos do Brasil e busca a presença de ações, pessoas, instituições e leis que estiveram
ligadas, especificamente, à educação desses grupos. Esse processo, que tem relação não
apenas com a História, mas também com a Educação e com a experiência social, permite uma
valorização das comunidades surdas, cegas e autistas e uma compreensão que fuja da
generalização atual.
A pesquisa permitiu, assim, verificar que devido a falta de registros históricos, a
diversidade de experiências, a falta de diálogos interdisciplinares e, principalmente, o descaso
dos governos e da sociedade, o acesso à educação de qualidade foi muitas vezes negado a
esses grupos. Concluindo que, por não serem adotadas práticas pedagógicas adequadas,
implementações de adaptações curriculares e a falta de profissionais adequados e capacitados
geraram ambientes escolares pouco acolhedores e nada inclusivos.
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