Título: | ABORDAGEM DE SIMULAÇÃO-OTIMIZAÇÃO DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DE ARCOS CAPACITADOS COM DEPENDÊNCIA DE TEMPO | ||||||||||||
Autor(es): |
ALVARO MIGUEL LORENZO MORILLO |
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Colaborador(es): |
RAFAEL MARTINELLI PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 02/JAN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65750@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65750 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As mudanças climáticas são causadas, entre alguns fatores, pelo aumento da
emissão de gases de efeito estufa que acaba afetando o cobertor em torno da Terra.
Conforme registrado pela Organização das Nações Unidas, a Terra está cerca de 1,1 °C
mais quente do que no final do século XIX que resulta em alterações das condições
padrões do tempo e natureza.
Este problema tem alertado e incentivado a população na busca de opções que
permitam reduzir e mitigar os efeitos anteriores para evitar problemas maiores para
nosso planeta. Assim, uma opção no setor de mobilidade é o uso de veículos elétricos
que requer aplicações de métodos de otimização para a implementação com resultados
satisfatórios dentro das indústrias.
Este estudo tem como objetivo avaliar uma abordagem de simheuristic para o
problema de Roteamento de Veículos Elétricos com Arcos Capacitados incluindo
tempos de viagens dependentes dos tempos e taxa de consumo de energia dependentes
da velocidade, proposto em Llagas, J. (2022), com o objetivo de adicionar incertezas
nos variáveis de tempo de viagem e consumo de energia da bateria que podem ser
afetados por fatores externos não controláveis durante o planejamento. Para esta
abordagem utiliza-se uma meta-heurística ILS e simulação de Monte Carlo.
Os resultados sugerem que a metodologia proposta permite avaliar as
abordagens determinísticas e estocásticas do problema para determinar melhores
tomadas de decisões levando em conta a robustez que pode-se obter quando as variáveis
sofrem variabilidades.
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