Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: PROJETO DE EXOESQUELETO PASSIVO PARA REABILITAÇÃO MUSCULAR COM USO DE MOLAS NÃO LINEARES
Autor(es): MATHIAS MOURA KELLER
Colaborador(es): MARCO ANTONIO MEGGIOLARO - Orientador
Catalogação: 21/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65669@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65669@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65669
Resumo:
O presente trabalho se propõe a gerar e analisar resultados de simulações referentes ao comportamento de molas lineares e não lineares na aplicação em exoesqueletos passivos, visando. Visando validar a viabilidade de utilização de molas não lineares para projetos mais eficientes e confortáveis para os usuários. Para a realização das simulações foram estudados os comportamentos biomecânicos durante a subida de escadas, por ser um dos movimentos que mais demanda força no movimento do cotidiano. A simulação foi realizada modelando o exoesqueleto como um braço robótico de 2 graus de liberdade e acoplando uma mola na modelagem da simulação. Assim podendo analisar as variações de energia do sistema em várias configurações e resistências mecânicas de molas. Para validar a simulação foi feito um teste com um robô humanoide. O teste consistia em prender uma mola em sua perna e analisar o gasto de bateria utilizado ao fazer um movimento repetitivo. Assim podendo chegar à conclusão de que a aplicação de molas tem um efeito de acordo com a simulação realizada. Ao final, comparando os resultados é possível notar uma aplicação para molas não lineares no sistema, estas apresentaram um comportamento mais atrativo ao serem comparadas com as molas lineares.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF