Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADO À DETECÇÃO DE FALHAS EM SISTEMAS MECÂNICOS
Autor(es): HUMBERTO SEGHETTO DOS SANTOS
Colaborador(es): HELON VICENTE HULTMANN AYALA - Orientador
PEDRO HENRIQUE LEITE DA SILVA PIRES DOMINGUES - Coorientador
Catalogação: 21/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65666@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65666@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65666
Resumo:
Nas diversas áreas da engenharia é fundamental garantir a saúde das estruturas utilizadas. O Structural Health Monitoring (SHM) é a disciplina específica que tem como objetivo avaliar e manter a integridade de estruturas, possibilitando a detecção precoce de falhas e prolongando sua vida útil. Neste trabalho iremos apresentar uma aplicação de Machine Learning (ML) como uma ferramenta auxiliar no processo de identificação de falhas essencial ao SHM. Em particular, analisaremos um estudo de caso desenvolvido com ênfase nas pás de turbinas eólicas e utilizaremos os dados deste caso como uma base para demonstrar a aplicabilidade dos conceitos teóricos. Dentre as técnicas utilizadas damos destaque a metodologia focada na redução dimensional, tanto através de métodos tradicionais como o Principal Component Analysis quanto mais modernos como o Feature Engineering, aliados aos modelos altamente adaptativos de ML. Essas ferramentas são fundamentais para ser possível tirar máximo proveito da imensa quantidade de dados que são produzidos pelas tecnologias de sensores e de monitoramento moderno. A integração de ML ao SHM não apenas aprimora a precisão na identificação de falhas, mas também exemplifica a adaptabilidade e eficácia de tecnologias inovadoras na proteção da saúde estrutural.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF