Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: (RE)CONSTRUINDO A IDENTIDADE SÉRVIA: O PROCESSO DE ALARGAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA E O LUGAR DO KOSOVO
Autor(es): BEATRIZ FERNANDES LIRA CAVALCANTE
Colaborador(es): VICTORIA MONTEIRO DA SILVA SANTOS - Orientador
Catalogação: 20/DEZ/2023 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65653@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65653@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65653
Resumo:
A relação entre a Sérvia e o Kosovo é historicamente marcada por tensões envolvendo a busca pelo reconhecimento da independência do Kosovo desde 2008. Entretanto, desde que a Sérvia começou o seu caminho para se tornar um membro da União Europeia, uma das condicionalidades consiste na normalização das relações com o Kosovo, levantando questionamentos sobre o lugar que o país ocupa no imaginário e na identidade sérvia. A partir de uma análise narrativa de discursos oficiais e da opinião pública, este estudo busca entender como a identidade sérvia é (re)construída no processo de adesão para a União Europeia, e em particular durante o governo de Aleksandar Vučić (2017-2023), a luz da condicionalidade de normalização das relações com o Kosovo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF