Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A IBEROSFERA DA NOVA DIREITA: UMA ANÁLISE DA ASCENSÃO E INFLUÊNCIA DO FORO MADRID NA AMÉRICA LATINA
Autor(es): PAULA EDUARDA DE SOUZA CRUZ M ROCHA
Colaborador(es): CAROLINA DE OLIVEIRA SALGADO - Orientador
Catalogação: 20/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65630@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65630
Resumo:
Esta monografia explora a ascensão da Nova Direita na América Latina, com ênfase no Foro Madrid, organização originada na Espanha que tem como zona de influência o território latino americano entendido pelo Partido fundador do Foro, a Vox, e seu líder, Santiago Abascal, como uma região a qual é compartilhada entre Espanha e Portugal o seu passado colonial e seus valores culturais, políticos e religiosos. A autora, portanto, investiga a Nova Direita em Espanha e Portugal, bem como países como Peru, Chile e Brasil, analisando contexto político, líderes e eleitorado. Além disso, também averigua os mecanismos de transnacionalização da Nova Direita e as condições que possibilitaram a legitimação de movimentos como o Foro Madrid. A análise utiliza os conceitos apresentados por Cass Mudde, Pablo de Orellana e Nicholas Michelsen, Cristóbal Rovira Kaltwasser e Lisa Zanotti para compreender a forma como a Nova Direita atua dentro dos países analisados. Também, é feito uma análise de discurso, utilizando dos parâmetros postos por Ruth Wodak para compreender de que forma os líderes da Nova Direita conseguem inflamar seus apoiadores por meio de sua retórica. O objetivo deste trabalho é comprovar o argumento de que a Nova Direita tem como meta mobilizar os sentimentos de seus participantes com o intuito de desqualificar as instituições democráticas e conseguir implementar políticas ultraliberais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF