Título: | O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE CELEBRIDADES DO ESPORTE COMO ENDOSSANTES DE MARCAS E PRODUTOS ESPORTIVOS NAS DECISÕES DE COMPRA DOS CONSUMIDORES | ||||||||||||
Autor(es): |
NICOLAS JOCHMANN MARTINEZ |
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Colaborador(es): |
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador |
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Catalogação: | 19/DEZ/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65600@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65600@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65600 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo busca identificar o impacto de celebridades do esporte como
endossantes de marcas e produtos esportivos nas decisões de compra dos
consumidores. As decisões envolvem tanto a atitude dos consumidores em
relação ao anúncio, quanto a intenção de compra dos mesmos. Especificamente,
objetiva-se investigar até que ponto a presença e a promoção dessas
celebridades influenciam as escolhas de compra de produtos esportivos por
parte dos consumidores. Foi usado o modelo TEARS, de Shimp, para definir as
características positivas ou negativas dos endossantes. Foi criado um
experimento no qual 3 anúncios com o endosso de 3 diferentes personagens
foram expostos a 3 distintos grupos de respondentes, promovendo materiais
esportivos. Os resultados mostraram um efeito parcialmente superior nos
respondentes que foram submetidos ao anúncio com o endossante mais
adequado, segundo o modelo: Cristiano Ronaldo. Resultados inferiores, no
sentido de aprovação da peça e propensão à compra, se apresentaram aos
outros endossantes, Edmundo e personagem anônimo, ambos menos
adequados, conforme o modelo.
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