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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE CELEBRIDADES DO ESPORTE COMO ENDOSSANTES DE MARCAS E PRODUTOS ESPORTIVOS NAS DECISÕES DE COMPRA DOS CONSUMIDORES
Autor(es): NICOLAS JOCHMANN MARTINEZ
Colaborador(es): ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador
Catalogação: 19/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65600@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65600@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65600
Resumo:
O presente estudo busca identificar o impacto de celebridades do esporte como endossantes de marcas e produtos esportivos nas decisões de compra dos consumidores. As decisões envolvem tanto a atitude dos consumidores em relação ao anúncio, quanto a intenção de compra dos mesmos. Especificamente, objetiva-se investigar até que ponto a presença e a promoção dessas celebridades influenciam as escolhas de compra de produtos esportivos por parte dos consumidores. Foi usado o modelo TEARS, de Shimp, para definir as características positivas ou negativas dos endossantes. Foi criado um experimento no qual 3 anúncios com o endosso de 3 diferentes personagens foram expostos a 3 distintos grupos de respondentes, promovendo materiais esportivos. Os resultados mostraram um efeito parcialmente superior nos respondentes que foram submetidos ao anúncio com o endossante mais adequado, segundo o modelo: Cristiano Ronaldo. Resultados inferiores, no sentido de aprovação da peça e propensão à compra, se apresentaram aos outros endossantes, Edmundo e personagem anônimo, ambos menos adequados, conforme o modelo.
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