Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A SITUAÇÃO DOS UIGURES NA CHINA: O PAPEL DO PARTIDO COMUNISTA CHINÊS E AS AÇÕES DE XI JINPING
Autor(es): GUILHERME CEZARIO GODOY
Colaborador(es): PAULO SERGIO WROBEL - Orientador
MARCELLO CAPPUCCI FRISONI - Coorientador
Catalogação: 19/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65588@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65588
Resumo:
O presente artigo científico tem como objetivo analisar a atuação de Xi Jinping e do Partido Comunista da China (PCCh) em relação aos uigures de Xinjiang, território autônomo no noroeste da China, abordando o contexto histórico relacionado ao tema desde o início do império chinês e suas dinastias até a criação da República Popular da China, do Partido Comunista Chinês e a ascensão de Xi Jinping ao poder. Para tal, serão destrinchados o surgimento do império chinês e suas dinastias, que moldaram o sistema e a cultura do país ao longo dos séculos. Esta análise enfoca o impacto que esses imperadores chineses tiveram na composição territorial e étnica, incluindo a presença do povo uigur na região de Xinjiang. Em seguida, são discutidos os eventos que levaram ao estabelecimento da República da China, enfatizando o período crítico da guerra civil e a ascensão do Partido Comunista Chinês (PCCh). Nesse contexto, a ideologia comunista do PCCh e seus objetivos políticos são apresentados. Por fim, será analisado também o modus operandi de Xi Jinping e do PCCh em relação aos uigures em Xinjiang, região que dá lugar a um conflito étnico entre os uigures e os chineses, dadas as políticas e práticas adotadas pelo governo chinês na região, que consiste em sistemas de vigilância em massa, prisões arbitrárias, campos educacionais e restrições à cultura e religião uigur. Esta pesquisa também examina as motivações e justificativas para tais ações do governo chinês, como a suposta prevenção do terrorismo e separatismo étnico em Xinjiang. Ao longo do trabalho, é ressaltada a importância do debate sobre os direitos humanos, a liberdade religiosa e a preservação da diversidade cultural no contexto das políticas adotadas pelo governo chinês em relação aos uigures de Xinjiang. Também busca-se contribuir para uma compreensão mais aprofundada desse tema sensível e complexo, contextualizando-o dentro da história do império chinês, o surgimento do PCCh e a liderança de Xi Jinping.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF