Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: AS SANÇÕES ESPORTIVAS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Autor(es): PEDRO ARAUJO DA COSTA
Colaborador(es): PAULA DRUMOND RANGEL CAMPOS - Orientador
SERGIO VELOSO DOS SANTOS JUNIOR - Coorientador
Catalogação: 19/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65584@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65584
Resumo:
As sanções esportivas internacionais compõem uma parte crucial de qualquer regime de sanções que busca conter conflitos e promover a paz. Considerando que o esporte pode ser visto como uma grande expressão de soft power, e também pode fazer parte do portfólio de investimentos de certos países, aplicar sanções esportivas que contêm esses influencias certamente impactará o apoio popular ao governo que financia conflitos. Com isso em mente, este policy paper faz uma análise da eficácia das sanções esportivas internacionais dentro das Relações Internacionais. Inicialmente compreendendo a natureza das sanções internacionais e seu papel no processo de promoção da paz, esse trabalho também explora como as sanções esportivas especificamente se integram e potencializam essa ferramenta internacional. Explicando as suas motivações, imposições e efeitos perante a história, esse paper demonstra como essas restrições sobre o esporte tiveram um retrospecto majoritariamente positivo em conter conflitos e promover a paz. Também dando destaque ao caso das sanções esportivas impostas à Rússia e Belarus no conflito contra a Ucrânia que iniciou 2022, este trabalho desenvolve sobre as sanções impostas pelas maiores organizações esportivas que são o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Internacional do Futebol (FIFA) nessa guerra. Analisando como as restrições esportivas deste caso foram motivadas, impostas e aderidas, esse paper destaca e explica em que pontos essas sanções funcionaram e falharam. Dando ênfase aos momentos de erro dessas sanções internacionais no esporte, esse trabalho conclui sobre os impactos dessas sanções e finalmente realiza recomendações sobre as sanções esportivas desse caso e como um todo. Focando em melhorá-las diante do seu objetivo de conter conflitos e promover a paz, este trabalho visa destacar a importância e o potencial de mudança que essas sanções esportivas possuem.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF