Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE SINAIS EM SISTEMAS DE RADAR APLICADAS A RADARES AUTOMOTIVOS PARA DETECÇÃO DE COLISÕES
Autor(es): ENRICO PEREIRA VARELLA
Colaborador(es): RODRIGO CAIADO DE LAMARE - Orientador
Catalogação: 19/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65578@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65578@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65578
Resumo:
Sistemas de radar têm por objetivo detecção, rastreamento ou imageamento de objetos. No sistema de radar automotivo estudado neste projeto, o propósito consiste em detectar possíveis obstáculos nos arredores do veículo, quer seja durante a direção, quer seja em manobras a velocidades mais baixas. Como em todo sistema de radar, a informação sobre a presença do alvo ou obstáculo se dá pela análise do sinal de reflexão recebido como consequência do sinal eletromagnético emitido. Para a detecção, a decisão a ser tomada é se o sinal de recepção corresponde a um obstáculo, a uma interferência ambiental (chuvas, ventos, entre outros) ou a apenas ruído eletrônico. Empregaremos testes estatísticos a fim de comparar a amplitude do sinal a um limiar de detecção pré-determinado ou adaptados dos próprios dados lidos. Em nosso projeto, estudaremos todo o caminho do sinal. Discutiremos desde a geração da onda eletromagnética e seu formato, passando pela modulação e demodulação até o processamento do sinal, que nos fornece a informação desejada acerca da presença ou não do alvo. Por fim, atualmente os sistemas modernos não operam com apenas uma antena, mas com um arranjo de sensores, que auxiliam na redução de interferências. Dessa forma, estudaremos também técnicas de processamento adaptativo espácio-temporal (STAP).
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF