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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: EXPLORANDO A TRANSFERÊNCIA DE POLÍTICAS DE TRANSPORTE: UMA ANÁLISE DO MODELO BRT ENTRE BOGOTÁ E RIO DE JANEIRO
Autor(es): GIULIA ALVES SILVA
Colaborador(es): SERGIO VELOSO DOS SANTOS JUNIOR - Orientador
Catalogação: 18/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65557@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65557
Resumo:
Este artigo examina a transferência do sistema BRT de Bogotá para o Rio de Janeiro, abordando a implementação apressada e orientada para eventos específicos que resultou em desafios significativos de mobilidade urbana. A análise se baseia no sucesso do BRT Transmilênio de Bogotá, destacando como essa narrativa de sucesso é frequentemente apresentada como solução universal, negligenciando o conhecimento técnico. Explora o início do BRT no Rio de Janeiro, sua implementação, interesses subjacentes e as consequências diante da desigualdade socioeconômica e da pandemia de COVID-19. O artigo enriquece as discussões sobre transferência de políticas públicas, ressaltando a necessidade de adaptação local. Examina a relação entre mobilidade urbana, direito à cidade e bemestar, sublinhando a importância de uma visão holística na implementação do BRT. Observa a discrepância temporal no ordenamento urbano do Rio de Janeiro, aponta o BRT como projeto apressado, orientado para a reputação internacional em detrimento das necessidades da população. Questiona os motivos do insucesso na replicação do modelo de Bogotá, explorando a possibilidade de distorção na divulgação do sucesso do Transmilênio e divergências fundamentais entre as cidades. O objetivo é fortalecer os debates sobre mobilidade e adaptação local de políticas públicas, alinhando-as aos princípios de acesso à cidade e bem-estar.
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