Título: | ANÁLISE DO PROGRAMA DE SÓCIO TORCEDOR DO FLAMENGO | ||||||||||||
Autor(es): |
GABRIELLE MARTINS AQUINO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCO AURELIO DE SA RIBEIRO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 18/DEZ/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65534@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65534@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65534 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
No início do século XXI a situação financeira dos clubes de futebol era de
muitas dívidas. Para os clubes se desenvolverem, buscando atrair novos
consumidores, começam a profissionalizar e apresentar uma gestão de finanças
e marketing mais estruturada. Um exemplo disto é o programa sócio torcedor.
No Flamengo, o programa de sócio torcedor foi lançado em 2013 quando havia
uma previsão de cerca de 1,6 milhão de sócios, o que não aconteceu. Hoje com
45 milhões de torcedores, são apenas 103.000 sócio torcedores ativos. Milhões
de torcedores ainda podem ser atraídos e o presente trabalho pretende analisar
o Programa de Sócio Torcedor do maior clube do Brasil, sob a perspectiva do
Marketing de Relacionamento, com base na percepção dos próprios torcedores.
|
|||||||||||||
|