Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DECODIFICAÇÃO E SISTEMA IHM DE PROCESSAMENTO DE BIOSSINAIS UTILIZANDO MICROCONTROLADORES
Autor(es): LEONARDO FARINA DE SOUZA DE BOTTON
Colaborador(es): WILLIAM DE SOUZA BARBOSA - Orientador
FLAVIA DE MIRANDA GONCALVES - Coorientador
Catalogação: 15/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65481@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65481@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65481
Resumo:
O trabalho aborda dispositivos wearables, eletrônicos usados como acessórios junto ao corpo, que facilitam a interação integrada com a tecnologia. Esses dispositivos têm desempenhado um papel significativo na sociedade contemporânea, oferecendo oportunidades na aquisição e análise de biossinais, impactando setores como indústria, esporte e medicina. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma estrutura que realize a leitura de biossinais e apresente os dados ao usuário, possibilitando análise de terceiros em diferentes distâncias, tornando o monitoramento facilitado. Para isso, foi utilizado o wearable Polar H10 que é um monitor cardíaco utilizado na aquisição de biossinais, a conexão sem fio foi estabelecida pelo protocolo Bluetooth®, um microcontrolador (ESP32) foi utilizado para requisitar dados do wearable e a exibição dos dados requisitados em uma Interface Homem - Máquina (IHM). O sistema foi desenvolvido utilizando o Python para interpretar e monitorar os dados de saúde do usuário. Com isso, foi possível criar a interface para monitoramento de biossinais trazendo agilidade no acesso e processamento dessas informações. Essa interface demonstrou ter potencial para ser empregada em uma variedade de cenários nos quais é essencial realizar monitoramento contínuo, mesmo em ambientes distintos entre o agente e a pessoa monitorada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF