Título: | FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: INFLUENCIADORES DIGITAIS E SUA INTERFERÊNCIA NO MERCADO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIS) | ||||||||||||
Autor(es): |
ANITA REIS QUEIROZ |
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Colaborador(es): |
FERNANDO CARLOS RODRIGUES CORTEZI - Orientador |
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Catalogação: | 14/DEZ/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65419 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Com o crescimento da internet e das redes sociais, o mundo vem se
tornando um lugar mais dinâmico e de maior acesso a informações. Dentro das
redes, um nicho em específico vem crescendo muito: o de influenciadores
digitais. Estes influenciadores divulgam aspectos do seu dia a dia e informações
que consideram relevantes a seus seguidores. Dentro deste núcleo de
influenciadores, existem os que abordam a temática de investimentos, divulgando
suas opiniões sobre o mercado e notícias.
Nesta pesquisa, foi buscado entender se estes influenciadores detêm algum
poder de persuasão sobre seus seguidores e se essa divulgação de notícias e
opiniões afeta ou não o mercado financeiro brasileiro.
Para comprovar essa hipótese foi feita uma análise estatística, através da
correlação de Pearson, visando identificar se haveria ou não alguma relação entre
a postagem de vídeos de sugestões de investimentos e um possível efeito
manada. Neste estudo foram analisados 10 fundos de investimentos imobiliários,
todos escolhidos a partir de vídeos publicados por influenciadores, num período
de cinco meses antes da publicação do vídeo e dois meses depois.
Após a análise foi concluído que estes influenciadores não possuem poder
de manipulação de mercado, tendo em vista que a correlação analisada foi fraca.
Assim, conclui-se que eles não possuem força suficiente para alterar o mercado
brasileiro.
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