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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: INFLUENCIADORES DIGITAIS E SUA INTERFERÊNCIA NO MERCADO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIS)
Autor(es): ANITA REIS QUEIROZ
Colaborador(es): FERNANDO CARLOS RODRIGUES CORTEZI - Orientador
Catalogação: 14/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65419@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65419
Resumo:
Com o crescimento da internet e das redes sociais, o mundo vem se tornando um lugar mais dinâmico e de maior acesso a informações. Dentro das redes, um nicho em específico vem crescendo muito: o de influenciadores digitais. Estes influenciadores divulgam aspectos do seu dia a dia e informações que consideram relevantes a seus seguidores. Dentro deste núcleo de influenciadores, existem os que abordam a temática de investimentos, divulgando suas opiniões sobre o mercado e notícias. Nesta pesquisa, foi buscado entender se estes influenciadores detêm algum poder de persuasão sobre seus seguidores e se essa divulgação de notícias e opiniões afeta ou não o mercado financeiro brasileiro. Para comprovar essa hipótese foi feita uma análise estatística, através da correlação de Pearson, visando identificar se haveria ou não alguma relação entre a postagem de vídeos de sugestões de investimentos e um possível efeito manada. Neste estudo foram analisados 10 fundos de investimentos imobiliários, todos escolhidos a partir de vídeos publicados por influenciadores, num período de cinco meses antes da publicação do vídeo e dois meses depois. Após a análise foi concluído que estes influenciadores não possuem poder de manipulação de mercado, tendo em vista que a correlação analisada foi fraca. Assim, conclui-se que eles não possuem força suficiente para alterar o mercado brasileiro.
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