Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS: COMO PREVENIR A PERDA DE CAPITAL INTELECTUAL NAS ORGANIZAÇÕES
Autor(es): ANA JULIA DE SOUZA XAVIER
Colaborador(es): MILA DESOUZART DE AQUINO VIANA - Orientador
Catalogação: 14/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65415@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65415
Resumo:
O Capital intelectual é um dos fatores mais relevantes no mercado atual. O conhecimento, que passou a ser reconhecido como um ativo potente de diferenciação após o início da grande competitividade entre as empresas, hoje deve ser valorizado e retido pelas mesmas. Ao investir na retenção de capital intelectual, as organizações passam a ter um fator diferencial competitivo, de modo que trazem melhores resultados para empresa, além de agir na motivação e satisfação dos funcionários. Para entender a visão dos profissionais de RH e das demais áreas das empresas, e como as organizações se comportam nos dias atuais em relação à prevenção da perda de capital intelectual, foram realizadas duas pesquisas qualitativas, que obtiveram as amostras de 9 e 13 pessoas, selecionadas a partir de proximidade de contato e disponibilidade para participação. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas pessoalmente, por videochamada e por aplicativo what´s app, e analisados e tratados com auxílio do excel e plataforma online Google Forms. Observando os resultados, percebe-se que nem todas as organizações já se preocupam com a retenção do fator em questão, mas as que possuem essa preocupação, possuem culturas que fazem os funcionários mais motivados e satisfeitos, o que impacta nos resultados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF