Título: | A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS: COMO PREVENIR A PERDA DE CAPITAL INTELECTUAL NAS ORGANIZAÇÕES | ||||||||||||
Autor(es): |
ANA JULIA DE SOUZA XAVIER |
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Colaborador(es): |
MILA DESOUZART DE AQUINO VIANA - Orientador |
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Catalogação: | 14/DEZ/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65415@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65415 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O Capital intelectual é um dos fatores mais relevantes no mercado atual. O
conhecimento, que passou a ser reconhecido como um ativo potente de diferenciação
após o início da grande competitividade entre as empresas, hoje deve ser valorizado e
retido pelas mesmas. Ao investir na retenção de capital intelectual, as organizações
passam a ter um fator diferencial competitivo, de modo que trazem melhores
resultados para empresa, além de agir na motivação e satisfação dos funcionários.
Para entender a visão dos profissionais de RH e das demais áreas das empresas, e
como as organizações se comportam nos dias atuais em relação à prevenção da
perda de capital intelectual, foram realizadas duas pesquisas qualitativas, que
obtiveram as amostras de 9 e 13 pessoas, selecionadas a partir de proximidade de
contato e disponibilidade para participação. Os dados foram coletados através de
entrevistas realizadas pessoalmente, por videochamada e por aplicativo what´s app, e
analisados e tratados com auxílio do excel e plataforma online Google Forms.
Observando os resultados, percebe-se que nem todas as organizações já se
preocupam com a retenção do fator em questão, mas as que possuem essa
preocupação, possuem culturas que fazem os funcionários mais motivados e
satisfeitos, o que impacta nos resultados.
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