Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: MODELAGEM E DIMENSIONAMENTO DE MOTORES E CONVERSORES PARA ÓRTESE DE MEMBROS INFERIORES
Autor(es): THIAGO DE SA MARSIGLIA
Colaborador(es): GUILHERME SIMON DA ROSA - Orientador
WILLIAM DE SOUZA BARBOSA - Coorientador
Catalogação: 07/DEZ/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65378@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65378@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65378
Resumo:
O desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias sempre foi motivado primariamente pela busca da melhoria da qualidade de vida humana em escala pessoal e social.Em tempos pré-industriais, estas tecnologias eram limitadas à contenção de desastres naturais e produção manual de bens de consumo. Com o desenvolvimento de tecnologias de informação, e as consequentes revoluções industriais, novas oportunidades tecnológicas se fizeram disponíveis. Destas oportunidades, a capacidade de complementar o corpo humano com tecnologias que reduzam o impacto da perda de mobilidade humana por idade ou outras causas,ou que permitam ao usuário destas tecnologias realizar ações previamente inéditas são motivos que justificam a formulação deste processo tecnológico. Consequentemente, este trabalho busca realizar a modelagem de um membro inferior humano como um corpo análogo a um manipulador robótico por meio de parâmetros de Denavit-Hartenberg. Esta modelagem é então usada para avaliar e quantificar o comportamento cinemático de uma perna humana realizando um ciclo de marcha completo em terreno plano, regular e conhecido. Este ciclo será mapeado em função das posições angulares das juntas da perna humana para cada etapa do ciclo, e em função das coordenadas cartesianas da extremidade final deste corpo, sendo esta a ponta do pé de uma perna, em um plano de referência comum também conhecido. Com este mapeamento, conceitos de controle serão empregados para avaliar a demanda energética de uma órtese que emule este comportamento. Deste modo será viabilizado o processo de dimensionamento dos componentes da órtese atuada e autônoma.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF