Título: | PáTRIA AMADA BRASIL O ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DURANTE O ESTADO NOVO E A DITADURA CIVIL-MILITAR NO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
HERIKA RODRIGUES FREIRE |
||||||||||||
Colaborador(es): |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 30/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65272@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65272 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A Educação Moral e Cívica (EMC) foi implementada nas
escolas do ensino secundário pelo Decreto-Lei n. 4.244/42 no Estado Novo.
Foi retomada em “todos os graus e modalidades” pelo Decreto-lei nº 869/69
e vigorou nas escolas públicas brasileiras enquanto disciplina até 1993,
quando a Lei nº 8.663/93 revogou sua obrigatoriedade. Tal cadeira tinha, na
letra da lei, o objetivo estabelecido de promover nos ambientes escolares
públicos e privados uma supervalorização do patriotismo, do nacionalismo,
da moral cristã e do amor ao trabalho; além de delimitar os caminhos do
civismo “ideal”. A historiografia sobre ambos os períodos é vasta e se
concentra em diferentes temas, sendo a Educação em particular abordado
com menos frequência. A perspectiva comparativa entre os recortes
temporais ainda é lacunar. Desta maneira, a proposta deste trabalho é a de
analisar as permanências e descontinuidades entre o projeto educacional do
Estado Novo e do período militar tendo como objeto central a disciplina
Educação Moral e Cívica, especialmente nas escolas do Rio de Janeiro. Esse
esforço se dará através do estudo da legislação e da documentação oficial
voltadas para a educação, assim como da análise de alguns dos materiais
didáticos utilizados nos períodos. A perspectiva de análise da questão
proposta se dá numa discussão sobre memória, cultura histórica e
consciência histórica, a fim de buscar indícios do impacto que essa
disciplina teve na construção da memória e legitimação tanto do Estado
Novo como da Ditadura Militar.
|
|||||||||||||
|