Título: | PAPEL DO MARKETING E BRANDING NA CONSTRUÇÃO DE CARREIRA MUSICAL: ESTUDO DE CASO TAYLOR SWIFT | ||||||||||||
Autor(es): |
SUZANNA BARRETO DE MELO AQUINO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
DANIEL KAMLOT - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 30/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65263@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65263@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65263 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Com mais de 15 anos de carreira, a artista Taylor Swift é um dos maiores nomes da
indústria da música, e a palavra “marketing” constantemente é associada a ela. Dessa forma,
o objetivo deste trabalho é analisar a carreira da cantora e compositora sob o viés do
marketing e do branding, identificando em sua trajetória as principais estratégias que a
auxiliaram a construir uma carreira de sucesso. O trabalho começa com uma pesquisa
bibliográfica, a fim de levantar dados de documentos já publicados sobre o tema, e
posteriormente foi feita uma pesquisa documental, utilizando diversas fontes como
reportagens, notícias, websites, blogs, entrevistas, ambas contribuindo para dar origem ao
estudo de caso. Os resultados obtidos evidenciam que a utilização de estratégias como o
personal branding colaborou para a consolidação da marca Taylor Swift; o marketing de
conteúdo proporcionou a criação de um conteúdo relevante e capaz de atrair o público; o
storytelling foi responsável por aproximar a artista de sua base de fãs e criar uma relação fiel
e verdadeira com eles; o crossmedia fez com que a divulgação de informações fosse feita de
forma eficiente; e o co-branding, por meio de parcerias com outros artistas e também de
publicidade, foi relevante para que a cantora e compositora ganhasse mais visibilidade e
penetração no mercado. Essas e muitas outras estratégias têm influência na construção de
uma carreira musical de sucesso, e consolidaram a Taylor Swift como uma das artistas mais
importantes da história da música
|
|||||||||||||
|