Título: | ONDE ESTÁ FANY EM NÍSIA FLORESTA: MODELO DE EDUCAÇÃO FEMININA | ||||||||||||
Autor(es): |
BEATRICE SOUZA SEZURES |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUCIANA BORGERTH VIAL CORREA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 29/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65227@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65227 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns aspectos da trajetória biográfica de
Nísia Floresta Brasileira Augusta, nascida no Rio Grande do Norte, considerada a
primeira potiguara a publicar um romance e defensora da educação feminina.
Discutiremos também a titulação de pré-feminista empregada por alguns pesquisadores
a escritora e por fim a análise de algumas de suas obras em busca de características de
um modelo de educação e de mulher. A pesquisa recorreu em especial aos trabalhos de
Constância L. Duarte, Graziela R. Rosa e Charlote Matthews que com visões e
abordagens diferentes promoveram um dinamismo e maior contextualização para a
compreensão tanto de Floresta como de suas obras. De modo a sistematizar as
características do modelo nisiano e o que era ensinado às suas estudantes, fiz uso da
novela Fany, ou o modelo das donzelas (1847) para uma análise mais detalhada.
|
|||||||||||||
|