Título: | NARRATIVAS CONSTRUÍDAS SOBRE OS JUDEUS EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA (1933-1945) | ||||||||||||
Autor(es): |
ANNA ELISA DA SILVA G MASTRANGELO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 28/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65173@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65173 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho analisou o apagamento do povo judeu nos livros didáticos na
época varguista levando em consideração a política nacionalista e a forte presença
da Igreja Católica na época. Ademais, o texto ainda aborda, brevemente, a situação
dos judeus no mesmo período, caracterizado por um governo que flertava com
ideias fascistas. A metodologia teve como base análise bibliográfica, cuja temática
abordasse como o cenário do ensino escolar no período e as principais temáticas de
ensino da época. O referencial teórico, por sua vez, gira em torno das discussões
sobre memória, cultura escolar e letramento histórico escolar. O resultado da
pesquisa aponta justamente esse silenciamento, em relação ao povo analisado em
questão.
|
|||||||||||||
|