Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ENTRE PÂNTANOS E BATUQUES: ESTUDOS SOBRE A PRAÇA ONZE E SEUS ENTORNOS DE 1842-1904
Autor(es): MARCIA CRISTINA FERNANDES PINHEIRO
Colaborador(es): MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - Orientador
Catalogação: 28/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65168@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65168
Resumo:
A intenção desse estudo é analisar como a configuração e uso dos espaços públicos influenciou na disseminação dos conceitos de modernidade e civilidade na capital imperial do Rio de Janeiro do século XIX. Pretendo me aprofundar no tópico através da exploração da configuração e uso da praça Onze de Junho e seus entornos, por meio do estudo dos principais planos de urbanização da cidade no período destacado. Este estudo tem como objetivo específico abarcar duas perspectivas de análise, considerando questões subjacentes ao tema que podem ser pertinentes aos conceitos já mencionados: o primeiro estará relacionado com o planejamento e a governança da cidade; e o segundo com o uso e a presença das classes marginalizadas na praça e arredores. Almejo entender como as reações de cunho religioso e cultural reivindicam, direta ou indiretamente os preceitos de modernidades vigentes e impostos pelo meio físico construído.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF