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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: VIDEOGAMES E ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES E INTERAÇÕES
Autor(es): LEONARDO BALTAZAR FEITOSA
Colaborador(es): JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador
Catalogação: 28/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65166@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65166
Resumo:
Em sua origem, o primeiro videogame foi pensado por Ralph Baer como um meio de interação entre a televisão e o telespectador, e assim como ele eu pretendo estabelecer possibilidades e interações não entre o videogame e a tv, mas sim com o ensino de história. Meu propósito com esta pesquisa se trata de demonstrar como o videogame que ao longo dos seus praticamente 60 anos desde a existência do primeiro produto evoluiu drasticamente ao ponto de que hoje ele pode, e até certo ponto deve, ser utilizado como recurso para a reflexão, pesquisa e ensino de história. Em outras palavras, quero demonstrar como o ensinoaprendizagem do aluno pode ser muito mais interessante e interativo se usado corretamente essa “nova” plataforma para poder ensinar e aprender história. Afinal, um dos maiores problemas da atualidade no ensino brasileiro é justamente a falta de interesse do aluno nas escolas. Hoje, alunos não focados geram precariedade na aprendizagem e os elementos complexos e conceituais do videogame e o prazer em jogar, “viver” algo, pode ser um caminho para que o desgaste no ensino tradicional e a falta de interesse se transforme em motivação para aprender. Analisando a plataforma e jogos apresentados, pretendo detectar como é possível que esse mundo digital seja de ajuda no constante desafio para ensinar a história e ao analisá-los pretendo mostrar como os jogos podem ser adaptáveis para o ensino de história.
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