Título: | VIDEOGAMES E ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES E INTERAÇÕES | ||||||||||||
Autor(es): |
LEONARDO BALTAZAR FEITOSA |
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Colaborador(es): |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 28/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65166@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65166 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Em sua origem, o primeiro videogame foi pensado por Ralph Baer como um meio de
interação entre a televisão e o telespectador, e assim como ele eu pretendo estabelecer
possibilidades e interações não entre o videogame e a tv, mas sim com o ensino de história.
Meu propósito com esta pesquisa se trata de demonstrar como o videogame que ao longo dos
seus praticamente 60 anos desde a existência do primeiro produto evoluiu drasticamente ao
ponto de que hoje ele pode, e até certo ponto deve, ser utilizado como recurso para a reflexão,
pesquisa e ensino de história. Em outras palavras, quero demonstrar como o ensinoaprendizagem do aluno pode ser muito mais interessante e interativo se usado corretamente essa
“nova” plataforma para poder ensinar e aprender história. Afinal, um dos maiores problemas
da atualidade no ensino brasileiro é justamente a falta de interesse do aluno nas escolas. Hoje,
alunos não focados geram precariedade na aprendizagem e os elementos complexos e
conceituais do videogame e o prazer em jogar, “viver” algo, pode ser um caminho para que o
desgaste no ensino tradicional e a falta de interesse se transforme em motivação para aprender.
Analisando a plataforma e jogos apresentados, pretendo detectar como é possível que esse
mundo digital seja de ajuda no constante desafio para ensinar a história e ao analisá-los pretendo
mostrar como os jogos podem ser adaptáveis para o ensino de história.
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