Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DE UMA REVOLTA DE ESCRAVOS, A UMA REVOLUÇÃO: O OCULTAMENTO E APAGAMENTO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NA REVOLUÇÃO DO HAITI
Autor(es): FELIPE AUGUSTO QUEIROZ DA SILVA
Colaborador(es): MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - Orientador
Catalogação: 27/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65148@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65148
Resumo:
Em 1791, eclodiu a revolta de escravizados na colônia de São Domingos, que resultou em uma sangrenta revolução que durou até 1804. A revolução do Haiti teve início a partir de uma grande rebelião de escravizados africanos na antiga colônia francesa. A violência do sistema colonial escravista francês motivou os escravizados rebelaram-se contra seus dominadores. Essa revolta espalhou-se pela região, sendo lideradas por nomes como Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines. Esses são os líderes da revolução, são os personagens principais destacados nas bibliografias, que se referem a esse período. O presente trabalho pretende analisar a Revolução Haitiana, buscando nela, o processo de silenciamento e ocultamento das mulheres durante o período revolucionário de 1791-1804, no que concerne ao processo de independência e os atores não mencionados envolvidos; bem como os elementos de homogeneização que possibilitaram a realização desse apagamento na história moderna.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF