Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: FILOSOFIA DO PODER: A IDEIA DE BEM COMUM NAS MEDITAÇÕES DE MARCO AURÉLIO NO SÉCULO II D.C.
Autor(es): PEDRO ARAUJO BELFORT BASTOS
Colaborador(es): MARCOS GUEDES VENEU - Orientador
Catalogação: 27/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65133@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65133
Resumo:
A pesquisa de monografia pretende abordar a concepção de bem comum contida nas Meditações, obra filosófica escrita pelo imperador e filósofo romano Marco Aurélio durante seu governo (161-180). O estudo acerca da ideia de bem comum em Marco Aurélio está inserido num contexto da Antiguidade Clássica onde a presença de filósofos concebendo ideias para a melhor forma de governo, e até em alguns casos, administrando cidades, era comum mesmo antes do nascimento do próprio Marco Aurélio. Dentro dessa questão, a pesquisa pretende apontar os conceitos de theoria e praxis considerando-os então como termos chaves para a compreensão da filosofia estoica, sobretudo da filosofia do imperador filósofo e como ele lidava com o mundo teórico-filosófico em articulação com o mundo prático. Além disso, a pesquisa pretende distinguir as funções relativas de um filósofo e de um imperador romano para assim, tentarmos entender como Marco Aurélio conciliou essas funções que hoje podem parecer em certa medida incompatíveis. A pesquisa está voltada para a análise dos aforismos das Meditações para abordar os pontos de estudo aqui destacados. A pesquisa está situada no campo da História Antiga, atuando na área de História Intelectual e nas relações culturais no Mediterrâneo antigo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF