Título: | A TEMPESTADE DECOLONIAL DE AIMÉ CÉSAIRE: UMA ALTERNATIVA “EXÚRICA” À COLONIALIDADE | ||||||||||||
Autor(es): |
VICTORIA BARBARA LOPES DOS SANTOS |
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Colaborador(es): |
JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE - Orientador |
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Catalogação: | 24/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65099@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65099 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo deste trabalho é analisar a representação e a função política
desempenhada pelo orixá Exú na peça Une Tempête - D après La Tempête de
Shakespeare, adaptation pour un théâtre nègre, escrita pelo poeta, dramaturgo e
político martiniquenho Aimé Césaire, em 1968. Concebida como uma adaptação
para o teatro negro da peça original A Tempestade, escrita por William
Shakespeare em 1611, a releitura de Césaire se insurge contra os discursos
coloniais que permeiam as interpretações correntes da peça. Neste sentido,
Césaire não somente positiva a figura do escravizado Caliban, como símbolo dos
povos colonizados, como também adiciona elementos da religiosidade
afro-latinoamericana, dentre eles, o orixá Exú, único personagem original em sua
adaptação. Partindo de leituras sobre a cosmologia e religiosidade iorubanas,
ressalta-se como sua inserção na peça não somente estabelece uma crítica ao
colonialismo a partir da epistemologia iorubá, mais especificamente da
simbologia deste orixá, como também se articula ao projeto político de Césaire e a
sua concepção de universalidade.
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