Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SOBRE A PEDAGOGIA ANARQUISTA: SUA HISTÓRIA E UM POSSÍVEL LEGADO
Autor(es): TADEU DE FRANCA CASTRO P A MELLO
Colaborador(es): JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador
Catalogação: 23/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65060@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65060
Resumo:
A pedagogia, seja qual for sua vertente ou ideal, utilizada atualmente não apenas no Brasil, mas em qualquer outro país, passou por um processo histórico de formação no qual se constrói em cima de outras teorias e práticas. Este processo se utilizou também da pouco estudada pedagogia criada e utilizada pelo movimento anarquista. Este trabalho tem por objetivo reconstituir um pouco da história desta corrente pedagógica através da análise de variadas ideias e experiências educacionais realizadas por este movimento. O maior foco é a Escola Moderna, uma das principais experiências escolares dos anarquistas que tem início na Espanha, ocorrendo posteriormente também no Brasil. Além disso, é dado destaque à importância da educação para o principal objetivo do movimento anarquista de uma Revolução Social. Por fim, são feitas considerações de o que o estudo mais aprofundado desta pedagogia poderia acarretar para a educação moderna.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF