Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O RÍTMO DA JUVENTUDE: APROPRIAÇÕES DO ROCK ESTRANGEIRO NA MÚSICA DA JOVEM GUARDA (1965-1968)
Autor(es): MAURO MACHADO MARTINS
Colaborador(es): ROMULO COSTA MATTOS - Orientador
Catalogação: 23/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65053@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65053
Resumo:
O presente trabalho busca entender a construção musical da Jovem Guarda, movimento cultural vinculado à música jovem no Brasil dos anos 60, considerando aquilo que é apropriado de artistas estrangeiros. Nesse sentido, recorre-se ao conceito de apropriação de Roger Chartier para compreender de que forma os artistas da Jovem Guarda realizaram seleção e descartes de elementos presentes nas músicas que os influenciavam para elaborar sua própria sonoridade. Levando em consideração que a Jovem Guarda era um movimento do rock e que, portanto, suas apropriações eram majoritariamente vindas desse estilo também.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF