Título: | O RÍTMO DA JUVENTUDE: APROPRIAÇÕES DO ROCK ESTRANGEIRO NA MÚSICA DA JOVEM GUARDA (1965-1968) | ||||||||||||
Autor(es): |
MAURO MACHADO MARTINS |
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Colaborador(es): |
ROMULO COSTA MATTOS - Orientador |
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Catalogação: | 23/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65053@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65053 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho busca entender a construção musical da Jovem
Guarda, movimento cultural vinculado à música jovem no Brasil dos anos 60,
considerando aquilo que é apropriado de artistas estrangeiros. Nesse sentido,
recorre-se ao conceito de apropriação de Roger Chartier para compreender de que
forma os artistas da Jovem Guarda realizaram seleção e descartes de elementos
presentes nas músicas que os influenciavam para elaborar sua própria sonoridade.
Levando em consideração que a Jovem Guarda era um movimento do rock e que,
portanto, suas apropriações eram majoritariamente vindas desse estilo também.
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