Título: | DA ESCURIDÃO DA MADRUGADA SURGE O BRILHO DE UM VAGALUME: O INÍCIO DA TRAJETÓRIA DE FRANCISCO GUIMARÃES NA IMPRENSA CARIOCA (1901) | ||||||||||||
Autor(es): |
MATHEUS REZENDE CALDAS |
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Colaborador(es): |
LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 23/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65052@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65052 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho se propõe a fazer uma análise sobre a primeira série de crônicas escrita por Francisco Guimarães, que ficaria conhecido no mundo da imprensa como Vagalume. Intitulada “Reportagem da Madrugada”, esta série voltava-se de início para assuntos envolvendo crimes e a atuação policial na madrugada. Ao longo dela, no entanto, o cronista começaria também a abordar outras questões, como as manifestações culturais próprias aos muitos afrodescendentes da cidade e o cotidiano dos trabalhadores noturnos. Ao dar visibilidade para essas questões, Francisco Guimarães acabou por transformar a coluna em espaço de expressão das demandas e experiências de grupos sociais que não costumavam aparecer nas páginas das grandes folhas da cidade, em perspectiva que marcaria sua singularidade como cronista e afirmaria seu lugar na imprensa da cidade.
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