Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL PÓS CONSUMO: REFLEXÕES SOBRE A RESPONSABILIDADE CIVIL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA DO HIPERCONSUMO
Autor(es): GIOVANNA PIOVANO MORGADO
Colaborador(es): DANIELLE DE ANDRADE MOREIRA - Orientador
Catalogação: 22/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65038@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65038
Resumo:
O presente trabalho busca traçar uma análise referente ao sistema da responsabilização civil ambiental pós-consumo adotada como forma de prevenir e reprimir danos causados ao meio ambiente transferindo-se para os produtores/importadores uma parcela da responsabilidade pela destinação adequada dos resíduos sólidos provenientes especificamente da indústria da moda. Será feito, assim, um estudo referente a sociedade de consumo e sua estreita relação com a produção de grandes volumes de peças têxteis de baixa qualidade – provenientes do sistema do fast fashion –, o que traduz um alto descarte de produtos que representam uma grande ameaça para a natureza e até mesmo para a vida das presentes e futuras gerações. Para isso, consideram-se, principalmente, as disposições e os conceitos trazidos pela Lei 6.938/1981, a qual instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e pela Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil (PNRS), traçando considerações sobre o conceito de poluidor, sua abrangência, a necessidade de se estabelecer um nexo de causalidade entre a conduta do infrator e o dano, além de expor sobre a responsabilidade civil ambiental e seu aspecto objetivo e solidário.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF