Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PAZ, CHUVA, PROSPERIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE A SOUTHERN AFRICAN CUSTOMS UNION E SEU PAPEL NA INTEGRAÇÃO COMERCIAL NA ÁFRICA AUSTRAL
Autor(es): JOAO PEDRO DE CARVALHO STRAUB
Colaborador(es): MARCELO JOSE BRAGA NONNENBERG - Orientador
Catalogação: 21/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64964@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64964
Resumo:
Em 2002, a Southern African Customs Union passa por um processo de reformulação, no qual, novos mecanismos são incorporados às estruturas da União Aduaneira, visando promover a liberalização do comercio entre África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia e Suazilândia e incentivar o progresso da integração econômica na região. Com exceção da África do Sul, que possui um setor industrial mais desenvolvido, os países do BLNS apresentam, no geral, economias muito semelhantes, pautadas em produtos de baixo valor agregado e commodities – fazendo com que dificilmente complementem suas cadeias produtivas. Devido a características inerentes à geopolítica e â economia destes países, alguns como Lesoto e a Suazilândia, se mostram muito mais dependentes do comercio regional do que outros, como Botsuana e a Africa do Sul. Assim sendo, em muitos casos o fluxo comercial entre esses países e extremamente reduzido, sendo ou direcionados para Africa do Sul, ou para o exterior. Atualmente, o bloco cumpre seu papel como fórum econômico e politica, que incentiva mecanismos de facilitação de comercio na Africa Austral. Todavia, ainda apresenta profundas falhas e ausências em sua estrutura institucional, que dificultam o processo de integração e que impedem o bloco de atingir seu potencial.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF