Título: | O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE VESTUÁRIOS: COMO A SUSTENTABILIDADE SURGE COMO UM FATOR DE COMPETITIVIDADE E DIFERENCIAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS | ||||||||||||
Autor(es): |
ISABELLA CARDOSO ALMEIDA |
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Colaborador(es): |
MARCELO JOSE BRAGA NONNENBERG - Orientador |
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Catalogação: | 16/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64896@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64896 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O comércio internacional de vestuários, até então muito fechado, a partir de 2005, passou a estar inserido sob o guarda-chuva institucional da OMC e, por isto, passou por uma crescente liberalização e por uma grande transformação. A partir de então, sob o contexto das Cadeias Globais de Valor, a produção dos vestuários espalhou-se pelo mundo. As etapas de baixo valor agregado se concentraram nos países subdesenvolvidos, principalmente na África, Europa oriental e na Ásia; enquanto que as etapas de alto valor agregado se concentraram nos países desenvolvidos, principalmente os EUA e os países europeus.
Diante deste cenário, o presente trabalho tem como finalidade analisar o comércio internacional de vestuários sob as lentes do conceito de sustentabilidade e os seus três pilares – o econômico, o social e o ambiental. Em termos sociais, esta cadeia de produção e o comércio internacional são caracterizados pela grande exploração da mão de obra dos países subdesenvolvidos. Em termos ambientais, há uma grande exploração da natureza e produção de lixo. Assim, este trabalho objetiva demonstrar como a sustentabilidade surge como um fator de competitividade e de diferenciação das empresas, tendência esta que cresce também como uma própria exigência da sociedade civil e dos consumidores em geral. Serão apresentados exemplos de ações consideradas sustentáveis das empresas C&A, Levi’s, Adidas, H&M, Farm, Três – ações como a adesão ao algodão sustentável, apoio ao Better Cotton Iniciative, ao Fair Trade, economia circular, dentre outras.
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