Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: FILHOS DO GENOCÍDIO, ÓRFÃOS DO MUNDO: OS DISCURSOS ACERCA DAS CRIANÇAS NASCIDAS DE ESTUPRO DURANTE O GENOCÍDIO RUANDÊS E SUA INCLUSÃO NA SOCIEDADE PÓS-CONFLITO
Autor(es): CAMILLA DE AZEVEDO PEREIRA
Colaborador(es): PAULA DRUMOND RANGEL CAMPOS - Orientador
Catalogação: 16/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64889@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64889
Resumo:
Esta monografia objetiva compreender como os discursos acerca das crianças nascidas de estupro em contextos de guerra impactam/afetam/influenciam na sua inclusão na sociedade pós-conflito. Para tal, o trabalho se vale de um estudo de caso do Genocídio Ruandês, analisando a postura de três atores específicos frente a este grupo no pós-genocídio: a ONG Foundation Rwanda, o Estado Ruandês e o UNICEF. Nesse sentido, a pesquisa encontra-se divida em três capítulos. No primeiro, explora-se a relação existente entre gênero, genocídio e natalidade. O capítulo seguinte trata de questões referentes à infância, apresentando as visões tradicionais que foram construídas acerca da criança bem como o lugar deste grupo no pósconflito. A categoria “crianças nascidas de estupro em contextos de guerra” também é analisada neste capítulo, bem como as questões que perpassam este grupo. Esta discussão é o fio condutor da análise dos três atores selecionados no capítulo seguinte, no qual são identificados seus discursos frente a essas crianças. Concluise que há uma falta de assistência a nível nacional e internacional, que é parcialmente suprimida por organizações locais, mas que ainda sim não são suficientes para contribuir para a inclusão dessas crianças. Portanto, esta monografia salienta a importância de que haja mais pesquisas que se voltem para esta temática.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF