Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AS PONTES SOBRE A BÓSNIA: USO DA MEMÓRIA PARA A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES NA SOCIEDADE DA BÓSNIA E HERZEGOVINA CONTEMPORÂNEA
Autor(es): ALEXANDER FERREIRA PIRES JUNIOR
Colaborador(es): RENATA DE FIGUEIREDO SUMMA - Orientador
Catalogação: 14/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64872@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64872
Resumo:
Esta monografia tem como objetivo entender a influência das políticas de memória na formação das identidades na Bósnia e Herzegovina. Usa para tal os episódios do Genocídio de Srebrenica e do Acordo de Dayton para fazer paralelos entre o passado e o presente do país. Também busca entender como esses episódios têm influência na memória das principais comunidades do país (bosniaks, bósnios-sérvios e bósnios-croatas) desde a guerra de dissolução da Iugoslávia, em um processo quase co-constitutivo. Assim, é apresentado um histórico para que se entenda com precisão o contexto, principalmente de Srebrenica e do Acordo de Dayton. Depois, para uma discussão teórica sobre o que é memória, e um de seus possíveis aspectos, essencial nessa discussão, o étnico-nacional. Por fim, uma explicação de como esses dois aspectos se interlaçam por meio de manifestações culturais e artísticas, como feriados, além de mais uma leva de críticas e reflexões como um todo, para que façam sentido dentro do contexto em que entendemos a situação. Por fim, uma conclusão pessoal acerca da temática.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF