Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: JUSTIÇA A SERVIÇO DA PAZ: UM ESTUDO SOBRE A EFETIVIDADE DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL PARA A ANTIGA IUGOSLÁVIA EM SEU PAPEL COMO AGENTE NO PROCESSO DE RECONCILIAÇÃO NA REGIÃO.
Autor(es): BEATRIZ RIBEIRO CARVALHO
Colaborador(es): CONOR GERALD FOLEY - Orientador
Catalogação: 14/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64854@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64854
Resumo:
O presente trabalho busca analisar o impacto do Tribunal Internacional para a Antiga Iugoslávia (ICTY) no processo de reconciliação entre sérvios, bósnios e croatas no contexto das guerras de desmantelamento da Iugoslávia. Argumenta-se que o tribunal assume um papel de protagonismo nesse processo, em um movimento que vai inerentemente além de suas capacidades formais. Porém, posteriormente se comprova, por meio de exemplos pontuais e uma análise ambiental do contexto da região após o fim das atividades da corte, que esse inicial projeto não é reproduzido na prática. As decisões do tribunal, devido a sua própria natureza, são passíveis de mobilização pelo grupo a favor de narrativas excludentes sobre os eventos. Dessa forma, mina-se a confiança das populações na capacidade arbitrária do tribunal e resulta-se em consequências prejudiciais ao processo de construção de paz na região.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF