Título: | O DISCURSO DA MULHER SAUDITA: UMA ANÁLISE DA ORIENTALIZAÇÃO DE CORPOS FEMININOS EM FUNÇÃO DE PROJETOS IDENTITÁRIOS | ||||||||||||
Autor(es): |
MARIANA FIRMO GOMES |
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Colaborador(es): |
PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA CHAMON - Orientador |
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Catalogação: | 13/NOV/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64811@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64811 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho é uma análise do discurso da mulher saudita. Discurso
da mulher saudita refere-se à forma predominante como mulheres sauditas são
representadas no imaginário social, ou seja, quais características são quase sempre
atribuídas a elas, enquanto um grupo pensado homogêneo, e quais elementos ou
modos de vida são quase sempre a elas associados. Entende-se que esse discurso,
organizado em torno da premissa de que a Arábia Saudita é um país onde a
condição das mulheres é singularmente negativa, está inserido em uma tradição
mais ampla de orientalização de corpos femininos, que serve a propósitos
imperialistas e identitários, os quais este trabalho se propõe a examinar. O discurso
da mulher saudita atua a partir da mobilização e do apagamento de elementos,
significados e interpretações que entregam uma certa concepção de liberdade e são
organizados pela mídia norte-americana e pela mídia saudita de forma
transvalorada, a fim de representar essa mulher como um símbolo de opressão ou
como a guardiã da essência da nação. Em última instância, a força desse discurso
garante a constante reiteração do binômio imaginado mulher ocidental livre versus
mulher saudita oprimida.
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