Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMÉRCIO INTERNACIONAL E MEIO AMBIENTE NO SÉCULO XXI
Autor(es): MARIA PAULA LUTTERBACH S C LEMOS
Colaborador(es): MARCELO JOSE BRAGA NONNENBERG - Orientador
Catalogação: 10/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64766@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64766
Resumo:
O presente trabalho objetiva proporcionar uma reflexão a cerca de dois temas que permeiam o mundo globalizado contemporâneo, são eles: a preservação do meio ambiente e o comércio internacional. Através da análise de artigos acadêmicos e dados disponibilizados em sites de organismos internacionais foi possível compreender a crescente relevância de temas relacionados ao meio ambiente no comércio internacional nos dias atuais. O trabalho versa sobre a relação que há entre a expansão do comércio internacional e a degradação ambiental, explorando o conceito de dumping ambiental e como ele pode ser entendido nesse contexto. De maneira a contextualizar e mostrar a importância do tema ambiental em pautas de comércio internacional há, em determinados capítulos do trabalho, referências a contextualizações históricas no âmbito do debate da preservação ambiental dentro do contexto de globalização e das Cadeias Globais de Valor. Ainda com o intuito de mostrar a relevância da pauta, foram escolhidos dois estudos de caso que envolvem a questão da preservação ambiental. O contencioso que foi motivo de disputa dentro da OMC, o caso sobre importações feitas pelos Estado Unidos do México sobre produtos provenientes da pesca. E o segundo estudo de caso é relativo ao acordo comercial entre União Europeia e Mercosul e as possíveis consequências em relação à negligência por parte do governo brasileiro referente às questões ambientais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF