Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A CHEGADA DA PÓS-MODERNIDADE NA AMÉRICA LATINA E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO CINEMA NOVO CHILENO
Autor(es): JOAO PEDRO BARBOSA MARINS
Colaborador(es): JOAO FRANKLIN ABELARDO PONTES NOGUEIRA - Orientador
Catalogação: 08/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64676@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64676
Resumo:
A modernidade, ou as modernidades, na América Latina, se deram de uma forma particular, a partir de uma hibridização dos projetos de modernidade com as realidades de cada país. No caso do Chile, o discurso de modernização era atravessado em grande medida por um projeto neoliberal, de modo que a Ditadura de Pinochet tinha como discurso a promoção de uma modernização do Estado e da sociedade chilena a partir da implementação de uma agenda neoliberal. Essa agenda, conjuntamente com outros projetos de modernização, é continuada pelos governos da Democracia Restaurada. A partir do choque desses discursos e projetos de modernidade com a realidade e demandas locais, a superfície dessa modernidade sofre rachaduras, de onde emerge um novo cenário social e político, comumente atribuído o nome de pós-modernidade, que é entendido aqui não como uma superação absoluta de questões e projetos modernos, mas sim como principalmente uma problematização dessas questões. O que busco compreender é que questões esse novo cenário pós-moderno desloca e problematiza, o que surge a partir disso, e quais as implicações desse processo no mundo concreto. Pretendo, portanto, pensar a partir do cinema, na medida em que compreendo que o cinema nos oferece certas vantagens para a análise política e social. Dessa forma, farei uma análise através do Cinema Novo Chileno, na medida em que esse é um movimento cinematográfico que exibe justamente essa passagem de um cenário para outro, com personagens e estruturas imagéticas que exibem problematizações da modernidade, e nos apresenta novas configurações mentais e sociais que passam a emergir a partir desse movimento.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF