Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: WASHINGTON, NOVA YORK E SANAA: A INFLUÊNCIA DO COMPLEXO MILITAR INDUSTRIAL AMERICANO SOBRE A SAÍDA DOS EUA DO TRATADO DE COMÉRCIO DE ARMAS CONVENCIONAIS DAS NAÇÕES UNIDAS, E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOBRE A CRISE NO IÊMEN
Autor(es): IGOR BARRETO DE SOUZA
Colaborador(es): MANUELA TRINDADE VIANA - Orientador
Catalogação: 20/OUT/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64389@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64389
Resumo:
Este trabalho se dedica a olhar para o Complexo Industrial Militar (MIC) americano, sob a ótica do discurso do ex-Presidente Dwight D. Eisenhower, expondo como a rede de influência representada por este Complexo fora responsável pela não ratificação, e subsequente abandono do Tratado de Comércio de Armas Convencionais das Nações Unidas por parte dos EUA. A partir disso, argumento que esse movimento contrário ao Acordo de controle de armamentos obedece aos alertas de Eisenhower quando chamara à atenção para os perigos que o MIC representaria à democracia. Para tal, analiso o fornecimento de equipamentos bélicos americanos à Arábia Saudita, a qual os emprega em sua campanha militar no Iêmen, essa responsável por inúmeras violações de Direitos Humanos da população civil iemenita.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF